

Biografia
Inês Sambas
(Realização, Montagem, Color Grading, Fotografia)
Almada, 1994
Artista visual, fotógrafa e realizadora. Estudou Audiovisuais na António Arroio em 2014, formou-se em Som e Imagem na ESAD de Caldas da Rainha, fez Erasmus na Universidade de Nova Gorica (Eslovénia) e estagiou na produtora 8Heads (República Checa) em 2017. Mais recentemente formou-se em Color Grading e New Media na Restart em 2023.
Vive e trabalha em Montemor-o-Novo desde 2019, onde colabora com as Oficinas do Convento, Espaço do Tempo, Pedexumbo e Alma D'arame.
Colabora também com os Estúdios Vitor Cordon desde 2025 em Lisboa.​
​
De 2023 a 2025 trabalhou com a Divergente como artista independente, nos vários projectos em curso, de investigação jornalística, a montagem do podcast " País de Incendiários" realizado por Sofia da Palma Rodrigues e Manuel Bívar e em 2023-24 fez a montagem e correcção de cor da longa-metragem "Por Ti Portugal, Eu Juro" , realizado por Sofia Palma Rodrigues e Diogo Cardos, seleccionado para o DocLisboa 2024, onde recebeu o prémio DocLisboa e o prémio Legal Partners, Direitos e Liberdades.
Ainda em 2024, fez também a correção de cor do filme " Sempre" de Luciana Fina seleccionado para o Festival Internacional de Cinema de Veneza, na secção paralela Giornate degli Autori.
​
Realizou vários documentários para o Gonçalo M. Tavares como: "Manuel Sérgio: Ética e Desporto"; "Sobre Agustina e sobre as coisas, Sobre as coisas e sobre Agustina"; "50 Anos de Almada: Uma cidade de pessoas, da terra ao mar, dos pés a cabeça". ​​


Foi realizadora das séries EM BOM ALENTEJANÊS, TERRA SÃ e ZÉ DA LUZ, todas produzidas em 2021 no âmbito do projecto TVPreocupada das Oficinas do Convento.
Realizou dois vídeo-dança AGUADEIRAS 2020 (selecionada para a mostra de videodança da 30 Quinzena de Dança de Almada), UMBRALES de 2019 (selecionado para o Shortcutz Leiria), fez as curta-metragens VICIADA NO AMOR (seleccionada para a secção competitiva In My Shorts, do Festival Queer Porto) e CATICAN em 2017 (seleccionada para o Festival Svobodne e Stoptrik na Eslovénia).
​
Em 2017 foi júri do do Festival Internacional Animateka (Eslovénia) 2017, e em 2014 na Monstra Festival Internacional de Animação (Lisboa).



